É Hora da Redação!

Com um método exclusivo e revolucionário levamos nossos alunos a performances de altíssimo nível
nas principais provas de redação do país.

Tema: Desafios para formação educacional de surdos
Autor(a): Delano Amaral Bastos

No livro "til" de José de Alencar, romancista brasileiro, um menino deficiente é ajudado por uma menina. O deficiente ficou muito feliz ao conseguir aprender a letra til. E passa a ser mais alegre e produtivo. Com isso, a menina passa a ser mais feliz  e sentir-se realizada. Sob esse prisma, integrar deficientes auditivos na sociedade brasileira mostra-se positivo à  economia e também as relações sociais entre as pessoas envolvidas na formação educacional dos surdos.

Em primeira instância, demostra-se positivo à  economia e também a sociedade brasileira a integração dos surdos. Todavia, os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil mostram-se complexos, já que na população brasileira não há muitos cidadãos com pensamento altruísta a longo prazo. Segundo Bauman, filósofo polonês, a falta de altruísmo deve-se a "sociedade líquida", em que os cidadãos pensam só em si e a curto prazo. Tudo passa a ser descartável. Com base nisso, deve-se haver incentivos políticos para haver educação altruísta a longo prazo na população.

Ademais, vale ressaltar que a participação dos surdos na sociedade brasileira  é positiva para a nação. Segundo Maslow, psicólogo humanista do século XX, e sua pirâmide das necessidades, o indivíduo só irá alcançar a auto realização se cumprir o estágio do altruísmo. Nesse viés,  mostra-se necessário a adoção de novas medidas para integrar ainda mais os surdos e facilitar ao máximo  a entrada deles em escolas gratuitas e com educação de qualidade.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de vencer os desafios da formação educacional dos surdos, uma vez que eles são necessários à  sociedade. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Educação disponibilizar gratuitamente escolas capacitadas em atender as necessidades dos deficientes auditivos; visar sua formação pessoal e sua integração à sociedade. Cabe também ao governo Federal demonstrar à população a qualidade dos surdos no mundo do trabalho, por meio da televisão aberta, já que são uma concessão pública. Desta forma,  os desafios dos surdos a terem uma formação educacional e um futuro no mercado de trabalho diminuirão  e aumentarão, respectivamente.