fbpx

Aprenda a se organizar para estudar para provas

 Aprenda a se organizar para estudar para provas

O tempo de estudos para ENEM, vestibular ou concursos é longo e precisa começar meses antes da prova. Por esse motivo é fundamental que haja uma organização para funcionar. É necessário estabelecer quais matérias você precisa estudar, distribui-las durante o tempo que você possui e a facilidade que tem em cada uma delas.

Fazer isso de maneira correta é essencial para garantir a qualidade dos seus estudos. Aprender a organizar um plano de estudos, além de te ajudar a passar no vestibular, também vai auxiliar muito durante o período da própria faculdade.

No post de hoje vamos aprender como se organizar para tirar o máximo proveito do seu tempo de estudos. Confira:

Defina horários

Para ter certeza de que você não vai perder tempo e conseguir fazer tudo o que precisa, organize horários para todo o seu dia. Defina, além dos seus horários de estudo em casa, os horários de pausa e das refeições, os horários de lazer durante a semana e caso tenha, os horários de aulas presenciais e de trabalho.

E claro, respeite sempre os horários pré-definidos, eles servem para organizar e equilibrar o tempo que você tem. Estudar além do seu limite não é interessante, diminuir seu tempo necessário de sono também não, assim como estender demais seu tempo de descanso também pode atrapalhar seu foco nos estudos.

Torne visual

Tudo que deixamos a vista fica mais fácil de ser seguido. Organize, imprima seu cronograma e coloque em um quadro grande no seu lugar de estudos. Tendo seus horários de forma visível e acessível é mais fácil até mesmo para controlar. Quanto mais detalhados forem os horários e assuntos a serem estudados, menos chances existem de você ficar perdido.

Toque os papeis semanalmente marcando o que já foi realizado. Seu cronograma pode ser alterado caso você consiga adiantar ou perceba que esqueceu de incluir alguma matéria.

 

Utilize aplicativos de estudo

Hoje em dia existem vários aplicativos de orientação para estudos que podem ser o diferencial para você se sair bem na prova. Definidos por matérias específicas ou com a opção de aprender mais de uma, eles vêm organizados com materiais de estudo e exercícios para estimular seu aprendizado.

Como é o caso do Hora da Redação. O app foi feito para direcionar seus estudos de redação, trazer novos conhecimentos e informações e treinar seus textos.

Baixe o aplicativo hoje mesmo:

Android: https://goo.gl/VXtxD1ou IOS: https://goo.gl/yJtYx8

Defina prioridades

Quais são as matérias que você tem mais dificuldade e quais são as que você manda melhor? É muito importante saber disso na hora de organizar seu cronograma. Deixe as matérias mais complicadas para você para estudar em horários que você consiga se concentrar melhor, e que o cansaço do dia ainda não esteja começando a bater. As matérias com as quais você tem mais afinidade são mais fáceis de despertar seu interesse e dedicação.

Estudando matérias que você tem dificuldade

Tente descobrir o que pode te ajudar a avançar em matérias que você tem dificuldade ou não gosta tanto de estudar. Um professor particular? Estudar via vídeo? Estudar em grupo? Todas essas podem ser soluções para facilitar o estudo em tópicos mais difíceis para você.

Vá organizando e assimilando essas matérias gradativamente. De nada adianta pegar um assunto que você não gosta e estudar forçadamente por horas a fio. Além de não aprender nada, pode fazer com que você passe a gostar menos ainda.

Vá acrescentando mais tempo a elas aos poucos, dia após dia, de acordo com o que você vai aprendendo. Assim que você começar a domina-lo, mesmo que lentamente, sua confiança também irá aumentar.

Separe os horários em que você está mais disposto e faça muitos exercícios para memorizar de verdade o que está estudando.

Conheça alguns métodos de ensino

Existem alguns métodos para organizar, facilitar e potencializar o aprendizado. Listamos para você algumas informações sobre 3 modelos. Confira abaixo e descubra qual se adequa mais ao seu estilo de estudos.

– Pomodoro

Desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica de organização teve como base aqueles cronômetros de cozinha em formato de tomate, por isso o nome pomodoro. Ela se baseia na ideia de que os fluxos de trabalho divididos em períodos estimulam a concentração e melhoram a agilidade do cérebro.

As pesquisas de Cirillo chegaram o padrão de 25 minutos de concentração para 5 de pausa. É simplesmente você marcar em um temporizador o período de 25 minutos quando estiver estudando. Quando ele terminar, tire 5 minutos de pausa para fazer alguma coisa que te relaxe.

A técnica é muito interessante para evitar a procrastinação e controlar a vontade de mexer no celular, por exemplo, uma vez que 25 minutos é um tempo tranquilo para segurar a ansiedade e não se distrair. Mas é preciso cumprir os tempos corretamente.

Para algumas pessoas ou tarefas, o período de 25 minutos pode ser pequeno. Por isso, o tempo pode ser alterado. Faça testes e veja qual o intervalo ideal para você.

Você pode utilizar a técnica pelo app online pomotodo 

– Mapa mental

Os mapas mentais são ótimos para os alunos que tem a mais facilidade com aprendizados visuais. Criado pelo escritor inglês Tony Buzan, consiste basicamente em sintetizar conteúdos completos em um diagrama com conexões. Selecione o tema principal e organize ligações com subtemas do assunto, utilizando setas, linhas e balões.

Por exemplo, a construção de uma redação. Ligue ao centro do diagrama os passos para montar uma redação: Introdução, desenvolvimento e conclusão. A cada uma das etapas ligue informações essenciais de como realiza-las.

Além de ser uma boa forma de estudo, os mapas mentais são excelentes na hora de revisar as matérias.

– Teste prático

Os testes práticos são parecidos com simulados, mas as questões são montadas e organizadas pelo próprio aluno. Selecione dentro de um assunto quais são suas maiores dificuldades, ou mesmo dúvidas que surgiram durante a leitura sobre a matéria.

Após isso, procure em todas as fontes que você possuir sobre o assunto até conseguir montar uma resposta satisfatória para você. Além de economizar tempo, a técnica age diretamente em cima das maiores dificuldades apresentadas pelo aluno, levando-o a dedicar mais tempo a elas.

 

Além de seguir os passos acima, conhecer como funciona o seu organismo e tempo de estudos é primordial para organizar um plano de estudos que funcione perfeitamente para você. E claro, a dedicação de segui-lo também é fundamental.

Veja também “Enem: 11 dicas para mandar bem na prova mais importante da sua vida”

Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/aprenda-a-se-organizar-para-estudar-para-provas/4010.

Aprenda a se organizar para estudar para provas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Powered by