fbpx

Como ajudar seu filho a seguir uma rotina de estudos

Como ajudar seu filho a seguir uma rotina de estudos

Criar uma rotina de estudos é uma tarefa que exige muita disciplina e assiduidade por parte do estudante. Uns conseguem ser mais organizados e desenvolvem bem sua rotina de estudos por conta própria, mas há muitos que apresentam dificuldade para manter um bom fluxo de estudos.

Para esses jovens torna-se crucial o apoio do professor e do ambiente onde ele se desenvolve para a vida adulta. Nesse caso os pais podem exercer um grande papel na ajuda com as diversas tarefas que o seu filho terá de se acostumar. A primeira delas é tornar a organização um hábito. Somente assim o estudante poderá seguir com os demais desafios de manter uma rotina de estudos satisfatória.

Ajudá-lo a montar um cronograma semanal ou um plano de estudos é uma ótima iniciativa por parte dos familiares. Ajude-o a estipular horários de estudos e os horários que ele terá para as tarefas pessoais e domésticas, por exemplo. O importante é você acompanhar esse processo e cobrá-lo quando necessário. Procure sempre respeitar suas horas de descanso e auxiliá-lo nas horas de estudo.

Tornando a organização um hábito

A primeira tarefa e a mais importante é tornar a organização um hábito, pois somente com organização é possível manter o foco para os estudos. A desorganização com as atividades diárias é uma das principais características dos jovens que apresentam dificuldades para estudar em casa.

Primeiramente você precisa apostar na comunicação e deixar claro para o seu filho o quão é importante ser organizado para atingir os objetivos da vida. No caso do estudo, é preciso que seja explicado a importância de estudar e as formas como a conquista dos sonhos está ancorada na educação.

Procure sempre separar um tempo diário para auxiliar o seu filho nas tarefas de organização, incentivando e valorizando o poder da organização. O importante é que ele comece a perceber que se organizar é crucial para aumentar cada vez mais a produtividade na vida pessoal e profissional. Para isso, ajudá-lo a criar um cronograma de estudos é um ótimo caminho para atingir esses objetivos.

Crie um cronograma de estudos

Criar uma rotina organizada não é uma tarefa fácil, como já dito, porém é uma atitude diária que pode proporcionar mais produtividade nos seus dias. Uma das formas de auxiliar nisso é o cronograma de estudos. Com ele o aluno tem mais controle de todas as suas atividades produtivas, sem elas de estudo ou de outras atividades diárias, pois a organização diária envolve todas as atividades feitas cada uma em seu horário específico já predestinado.

Assim, o estudante consegue organizar o seu tempo de estudo diário e também todas as suas atividades extracurriculares conciliando tudo da melhor forma possível e, claro, também contando com os tempos de descanso e lazer dentre o esporte, a aula de idioma, o curso especializante, etc. Você pode ajudar o seu filho a pensar bem no tempo e desgaste que cada atividade exige, priorizando sempre estar com a cabeça descansada para as horas de estudo.

Saber delimitar isso é muito importante na hora de organizar o dia dele, pois há atividades que exigem um grande desgaste físico e/ou mental. Procure sempre indicar os horários diurnos como a manhã e tarde. Nesses horários a cabeça está mais fresca depois de uma boa noite de sono com hora marcada. Estar descansado é crucial para o rendimento de todas as atividades diárias do seu filho.

Há alguns que preferirão deixar os esportes para noite e outros para o dia, por exemplo. Isso vai depender de cada um, o que se deve ter em mente é que ele consiga cumprir todas as atividades diárias de forma mais produtiva possível.

Antes é preciso se planejar

Ajude-o a listar todas as suas atividades diárias e depois analisem juntos o que gasta mais tempo e desgaste de forma coerente com os horários de lazer e descanso. Dessa forma, vocês poderão ter uma visão macro de todas as atividades decorrentes da semana do seu filho.

Após conseguir listar todas as atividades começamos o planejamento. O estudante deve ter em mente que o horário de estudos deve ser a hora que ele está mais disposto e concentrado para isso, como já dito. Criar um ambiente de estudos pode ajudar muito nessa questão, pois, para se ter uma boa produtividade, também é necessário um ambiente tranquilo onde seu filho passará o tempo dedicado aos estudos. Celular, nem pensar.

Prosseguindo o planejamento, sabendo de todas as tarefas a serem cumpridas, é interessante que o estudante escolha um método ou uma técnica de ensino. Esse tipo de iniciativa o ajudará a ordenar a forma de estudar e potencializará sua capacidade de produção e aprendizado, criando uma cadência.

O Hora da Redação separou um exemplo técnica de aprendizado que podem auxiliar nos estudos do seu filho: o Método Pomodoro.

O Método Pomodoro: essa técnica foi desenvolvida por um estudante universitário italiano para melhorar a capacidade de concentração na hora do estudo. Ele começou a reservar tempos para estudo sem nenhuma interrupção, intercalados com momentos de descanso. Assim, estudava por 30 minutos direto, sem parar e sem distrações, cronometrados. Poderiam ser 15 minutos para ler a matéria e 15 minutos para montar um resumo desse estudo, por exemplo. Ao fim desses 30 minutos cronometrados, separava 7 minutos de descanso e, em seguida, retomava os estudos novamente no mesmo método, e assim por diante.

Portanto, tendo assiduidade com todas essas tarefas, o estudante poderá ter mais produtividade ainda se o ambiente em que ele vive seja favorável a isso, onde os pais acompanham e dão suporte em tudo que o filho precisa cumprir.

Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/como-ajudar-seu-filho-a-seguir-uma-rotina-de-estudos/4116.

Como ajudar seu filho a seguir uma rotina de estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Powered by