fbpx

Confira 07 passos imprescindíveis para construir uma boa redação

Confira 07 passos imprescindíveis para construir uma boa redação

Se você quer saber como escrever uma boa redação, o primeiro passo é entender que qualquer pessoa pode escrever um texto de qualidade. Estudo, treino a atenção a alguns detalhes podem garantir uma boa nota em qualquer prova que tenha uma redação.

Separamos sete pontos que são primordiais para a elaboração de um bom texto.

– Tenha o habito da leitura

O hábito de ler é uma das melhores estratégias para melhorar o potencial das suas redações. É uma forma de enriquecer o vocabulário e ter contato direto com a gramática correta e a norma culta da nossa língua.

E é importante ler de tudo: livros, revistas, jornais, linguagens e conteúdos diferentes. Todo o conhecimento adquirido com a leitura pode ser utilizado como diferencial na hora de fazer uma boa redação. E lembre-se, ler textos no modelo do ENEM, textos exemplares e redações feitas pelos seus amigos podem ajudar muito.

– Organize sua linha de pensamento

Antes de iniciar qualquer etapa do seu texto pare uns minutos para reunir todo o conhecimento que você possui sobre o tema. Faça mesmo um brainstorming separando o que será utilizado do que será descartado. Já comece a definir a estrutura do seu texto, com início, meio e fim. Dessa forma suas ideias ficarão muito mais assertivas.

Corte o que só vai servir para “encher linguiça” e não vai levar direto ao ponto em que você deseja chegar. Lembre-se da importância da simplicidade, clareza e objetividade para construir uma boa redação.

– Organização, coerência e fidelidade

Ao começar a sua produção é importante definir de forma bem clara qual será o tema do qual você vai falar. Organize os argumentos que você irá utilizar ao longo do texto para manter a coerência e a fidelidade ao assunto até a conclusão. Para isso, definir seu ponto de vista e sua tese, é fundamental.

Faça um bom esquema, um esqueleto da sua redação. Separe os parágrafos e descreva sobre o que cada um vai falar. Fazer resumos de uma linha pode ajudar a lembrar exatamente o que você havia definido para cada parte do texto na hora de realmente desenvolve-lo.

– Estrutura de uma redação

Toda redação dissertativa eficiente possui o mesmo tipo de estruturação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introduçãoé a primeira parte do texto e é nela onde deve-se deixar claro o assunto que será debatido ou a tese que será defendida. Se não for bem escrito o texto começará de forma confusa, comprometendo a compreensão da sua redação. É onde deve ser apresentada uma preliminar das ideias que serão desenvolvidas. Essa parte do texto precisa de muita atenção, afinal é onde você vai prender a atenção do seu leitor para que ele queira saber mais sobre o que você tem a falar.

O desenvolvimentoé a parte mais longa do texto, no qual você vai argumentar para convencer seu leitor a aderir às ideias que você deseja passar no texto. Para isso é preciso apresentar argumentos e contra-argumentos sólidos e fundamentados, gerando credibilidade. É primordial não fugir do tema para não tornar sua redação dispersa ou cheia de informações desconexas.

A conclusão é o fechamento das suas ideias. Existem algumas formas de concluir uma redação. Entre elas: um resumo do que você abordou no desenvolvimento, um comentário sobre o que foi explanado, uma resposta a alguma questão que foi colocada na introdução ou uma proposta de intervenção.

É exigência em algumas provas, como no ENEM, que a conclusão seja uma proposta de intervenção. Você deve levar em consideração todos os pontos abordados no texto e propor uma possível solução para o tema proposto. Ela precisa ser verossímil, detalhada e deve levar em consideração a diversidade do nossos pais e os direitos humanos.

Para saber mais sobre estruturação de textos baixe o app Hora da Redação

Android: https://goo.gl/VXtxD1 ou IOS: https://goo.gl/yJtYx8

 

– Deixe seu texto rico

A alusão histórica e citações de autores não são obrigatórias nas provas, mas devem ser utilizadas na construção de uma boa redação, pois deixam seu texto mais rico e demonstram conhecimento sobre o tema proposto. Utilize-as sempre que couberem no contexto. Em provas como o ENEM, geralmente alguns dados estatísticos são oferecidos nos textos auxiliares, aproveite-os para embasar sua redação.

-Dê sequência ao seu texto

Uma boa redação nada mais é do que uma sucessão de ideias interligadas. É preciso saber como expor essas ideias de forma correta. Defina bem quando terminar um parágrafo e como começar o próximo, para que eles se mantenham interligados e lineares. Mantenha um único ponto de vista sobre o tema em toda a sua redação. Podem existir os contra-argumentos, mas mesmo eles devem servir para legitimar ainda mais a ideia que você deseja defender.

– Revisão            

E por último, não se esqueça da revisão. Ela é essencial para a construção de uma boa redação. Releia o seu texto quantas vezes forem possíveis. Mesmo tomando todos os cuidados citados acima, o nervosismo e a pressa da hora da prova podem te atrapalhar, fazendo com que você não consiga ser claro ou mesmo conciso.

Ao ler sua redação mais de uma vez, você consegue verificar se houve repetição de ideias e palavras, onde você precisa ser mais claro, falta erros de pontuação, de concordância e até mesmo os erros de ortografia que podem ter passado.

Saiba tudo sobre as novas regras de ortografia em nosso post: Aprenda de forma definitiva as mudanças da reforma ortográfica

 

Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/confira-07-passos-imprescindiveis-para-construir-uma-boa-redacao/4005.

Confira 07 passos imprescindíveis para construir uma boa redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Powered by