O português é uma das línguas mais difíceis do mundo. Cheia de regras, flexões e exceções ela ainda de confunde, muitas vezes, com a forma com a qual pronunciamos as palavras. Reunimos para você hoje os 21 erros gramaticais mais cometidos em textos e redações para que você possa aprender de uma vez e nunca mais errar.
Confira!
1. Anciosa / Ansiosa
Assim como as palavras ânsia e ansiedade, ansioso ou ansiosa se escreve com a letra “s”. A palavra anciosa é um erro gramatical e não existe.
2. Emponderamento – Empoderamento
A grafia correta da palavra que está em alta no momento é empoderamento. Ela vem do verbo empoderar, que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. Nos dias atuais, o ato de empoderar é compreendido como uma atitude social que consiste na conscientização de grupos sociais, principalmente minorias sobre a importância do seu posicionamento e visibilidade como meio para lutar por seus direitos.
3. Sombrancelha / Sobrancelha
Esse provavelmente vai te pegar de surpresa. Um dos erros de fala e escrita mais comuns, a grafia correta é sobrancelha. A palavra vem do Latim supercilia, que significa acima dos cílios. Ou seja, a palavra vem de sobre, o que está acima, e não se sombra, como muita gente pensa.
4. Concerteza / Com certeza
“Com certeza” é uma locução adverbial formada pela preposição “com” e pelo substantivo “certeza” e, portanto, escrito separado. Concerteza é um erro gramatical bem comum de grafia e não existe.
5. Excessão / Exceção
Indicando o ato de excetuar ou excluir, a grafia correta da palavra é como “ç”, exceção.
6. Mecher / Mexer
A confusão entre a consoante x ou do dígrafo ch é comum, e explicável, porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Mas existem algumas regras que definem quando cada um deles deve ser utilizado. No caso de mexer, a regra indicia o uso de x em palavras com a silaba inicial me.
7. Enxer / Encher
A língua portuguesa é cheia de exceções e pegadinhas, e essa é uma delas. Embora a regra do uso da consoante X ou o dígrafo CH diga quem em palavras com EN o uso correto seria o X, a palavra encher é uma exceção e é escrita com ch.
8. Ascenção / ascensão
A palavra ascensão tem sua origem na palavra latina ascensio, devendo assim ser escrita com s e não com ç na terceira sílaba: ascensão.
9. Começei / Comecei
De acordo com a regra do “Ç”, ele não acompanha as vogais “E” e “I”, portanto a grafia correta é comecei.
10. De menor / Menor de idade
No português culto, quem ainda não atingiu a maioridade é chamado menor de idade, ou abreviando, apenas menor. Apesar de ser muito utilizado, a expressão “De menor” é um erro gramatical e não existe na língua portuguesa
11. Interviu / Interveio
A palavra interviu não existe. O verbo intervir, por ser derivado do verbo vir, deve ser conjugado da mesma maneira. Portanto a forma correta da palavra é interveio.
12. Perda / Perca
Nesse caso, ambas as palavras existem, mas possuem significados diferentes.
Perca é verbo: Espero que ele nãoperca a hora
Perda é substantivo: Conversamos sobre a minha perda de peso
13. Mas / Mais
Mais é adverbio de intensidade e traz a ideia de adição: Eu gostaria demais um pedaço de torta
Mas é conjunção adversativa que traz a ideia de contradição: Eu queria um pedaço de torta, mas estou de dieta.
14. A / Há
A é indicação de futuro ou distancia: Daqui a dois meses, comprarei
Há é a conjugação no passado do verbo haver: Não vou a Brasília há oito meses
15. Taxado / Tachado
Tachar é usado para acusar alguém de: O menino foi tachado de ladrão
Taxar é impor uma taxa ou imposto para um produto ou serviço: O produto foi taxado pela receita
16. Ir ao encontro de / Ir de encontro a
Ir ao encontro de traz a indica harmonia e concordância: Que boa ideia, veio ao encontro de tudo o que pensávamos.
Ir de encontro a indica oposição e discordância: Que ideia maluca, vem de encontro a todos os princípios da instituição.
17. Há dez anos atrás
Erro de pleonasmo muito comum. Há e atrás indicam passado, apenas uma das palavras deve ser utilizada
18. Sessão / Seção
Sessão se refere a um espaço de tempo: sessão de cinema, sessão de teatro, sessão médica
Seção se refere ao ato e efeito de repartir. Significa ainda parte de um todo, divisão de repartições ou departamentos: Seção eleitoral, seção de esportes, seção de brinquedos.
19. Aonde / Onde
Aonde é a soma da preposição A e o advérbio ONDE. Deve ser usada com verbos que dão a ideia de movimento e pode ser substituída por “para onde”: Aonde vamos agora? Aonde você vai chegar desse jeito?
Onde é utilizada com os verbos que não indicam movimento e dão a ideia de lugar: Onde fica o restaurante? Onde você guarda os lápis?
20. Afim / A fim de
Afim pode ser utilizado como adjetivo ou substantivo e tem sempre a ideia de similar, parecido, semelhante. Está relacionado a proximidade e afinidade: Nossos pensamentos são afins. Foram convidados os funcionários da empresa e afins.
A fim de indica a ideia de finalidade, objetivo e intenção: Você está a fim de procurar outra vaga? Aceitei a conversa a fim de entender melhor o que ele falava.
21. Eminente / Iminente
Eminente indica qualidade e excelência. Pode ser utilizado também para indicar algo proeminente, alto, elevado: Ele é um profissional eminente. Torres eminentes.
Iminente indica algo que pode acontecer em breve, que está a ponto de se concretizar: A vitória dela é iminente. Foram divulgados alertas para o iminente desabamento.
E aí? Quais desses erros gramaticais você ainda comete na hora de escrever? Lembre-se, ler bons textos e treinar a escrita são as melhores formas de corrigir vícios de ortografia.
Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/confira-21-erros-de-gramatica-comuns-que-todo-mundo-costuma-cometer/4093.