fbpx

Confira as particularidades das maiores bancas examinadoras do Brasil

Confira as particularidades das maiores bancas examinadoras do Brasil

As bancas examinadoras são as responsáveis por produzir, divulgar e corrigir as provas de concurso. Cada uma delas possui características próprias que são muito relevantes na hora da pontuação final. Saber como cada uma delas costuma elaborar e corrigir é muito importante para se sair bem na prova.

Listamos as 5 maiores bancas examinadoras em exercício no Brasil hoje e apresentamos algumas de características com relação as provas de redação para auxiliar você a estudar.

Continue conosco e confira.

Fundação Carlos Chagas – FCC

Realiza concursos federais, estaduais e municipais. É uma prova, em geral, bem objetiva e costuma não deixar de fora nada do que esteja no edital. Para a redação, costuma cobrar duas estruturas diferentes de texto, dependendo do cargo ao qual você seja candidato. São elas: dissertação argumentativa e redação expositiva.

A dissertação argumentativa é a redação onde o candidato deve apresentar uma tese, com argumentos sobre o seu ponto de vista, relacionados ao tema proposto na prova. Nesse caso, a banca avalia a capacidade do candidato de se posicionar com relação a assuntos atuais da sociedade.

No caso da redação expositiva, é preciso desenvolver um texto mais técnico, de acordo com a área desejada. São muito cobradas em vagas ligadas ao judiciário. Por isso é importante estar por dentro das leis e da sua matéria especifica. Nesse caso é permitido fugir um pouco da norma culta e utilizar os vocabulários especifico da área.

No edital vem especificado que tipo de redação será cobrada na prova para o cargo que você deseja, lembre-se sempre de dar atenção a esse detalhe.

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília – cespeUnB

Uma das maiores e mais respeitadas bancas do país, a cespeUnB realiza os principais concursos públicos federais. Com uma maneira própria de corrigir suas provas, costuma ser uma das mais temidas pelos concurseiros. Não precisa se alarmar, mas ela merece mesmo uma atenção especial.

Em relação a redação, a estrutura exigida é um pouco diferente.  Junto com os textos de apoio e a delimitação do tema, a banca sempre pontua os tópicos que devem ser desenvolvidos na redação, acompanhados das pontuações relativas a cada um.

Confira a proposta de uma das provas realizadas em 2017:

Correntes migratórias atuais: Questão política, drama humano.

Ao elaborar o texto, aborde os seguintes aspectos:

  • Causas diversas das migrações [Valor: 4.50 pontos]
  • Comunidade internacional frente à questão da migração [Valor: 3,00 pontos]
  • Relação entre as políticas restritivas à migração e manifestações de xenofobia [Valor: 2,00 pontos]

São redações argumentativas. Para essa banca, a introdução e a conclusão não são tão importantes, podendo até não estar presentes. O foco principal deve ser mesmo a demonstração de domínio sobre os conteúdos solicitados e a organização das suas ideias entre eles.

Fundação CESGRANRIO

Conhecida pela sua organização e transparência, organiza concursos públicos federais e estaduais. Realiza as provas da Petrobrás e IBGE e costumam ter provas de redação bem tranquilas.

Geralmente seguem a estrutura de dissertação argumentativa, onde propõem um tema de relevância para a sociedade e esperam uma análise, com argumentações bem estruturadas.

Fundação Getúlio Vargas – FGV

A FGV é uma instituição de ensino tradicional no Brasil, e é conhecida por realizar concursos relevantes, que possuem alto numero de vagas e cargos, tanto federais quanto estaduais e municipais.

É temida pelos concurseiros por não seguir sempre um padrão nas provas, mas possuem características muito próprias. Realiza concursos como da Policia Civil do Rio de Janeiro e a prova da OAB (Ordem dos advogados do Brasil)

A estrutura da redação também costuma ser dissertação argumentativa e podem vir acompanhadas de alguma questão discursiva. Basta analisar o tema proposto e os textos auxiliares, desenvolver sua tese e usar bons argumentos para defender seu ponto de vista.

Fundação Vunesp

Banca conhecida por organizar também provas de vestibulares, foi quem corrigiu as provas de redação do ENEM de 2017. É responsável também por concursos públicos no estado de São Paulo e Minas Gerais.

Geralmente o tema proposto por essa banca já vem em forma de pergunta, o que facilita a estruturação do texto que é dissertativo. Mas em contrapartida, os textos auxiliares trazem mais de um posicionamento de opinião.

Portanto é importante pensar com muita clareza sobre a tese que você escolher defender e se perguntar o que você acha mesmo sobre o assunto. E claro, não se esqueça de responder satisfatoriamente à questão tema.

Agora que você já sabe as características das bancas mais comuns em concursos públicos brasileiros, fica mais fácil saber como estudar para cada uma delas. Treine sempre com provas já utilizadas pelas bancas e leia redações que tiveram boas pontuações para analisar o estilo delas.

E principalmente, leia sempre com muito cuidado os editais. Neles sempre vem descrito minuciosamente que tipo de estrutura textual será cobrada em cada vaga.

Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/confira-as-particularidades-das-maiores-bancas-examinadoras-do-brasil/4017.

Confira as particularidades das maiores bancas examinadoras do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Powered by