fbpx

Descubra quais são as características de uma redação dissertativa argumentativa

Descubra quais são as características de uma redação dissertativa argumentativa

A dissertação argumentativa é o tipo textual mais cobrado em provas como vestibulares e concursos. Com um perfil bem definido é importante que você conheça e entenda todas as suas características para mandar bem na prova. No post de hoje vamos te mostrar quais são essas características e o que você precisa apresentar em um texto dissertativo argumentativo.

O verbo dissertar vem de analisar, dar uma opinião sobre um determinado tema. Se espera do autor, em um texto dissertativo argumentativo, que ele discorra sobre o assunto fazendo uma avaliação e defendendo um ponto de vista, ou seja, ele é uma modalidade de texto opinativo.

A opinião do autor precisa estar embasada em argumentos, por isso argumentativa. A ideia é convencer ao leitor do seu ponto de vista utilizando argumentações que comprovem e deem sentido a ele. As três características básicas desse tipo textual são: a apresentação de um ponto de vista, a discussão de argumentos e a análise crítica do texto.

Escolhendo uma tese

A primeira coisa a ser feita em um texto dissertativo argumentativo é a apresentação de uma tese. A tese é a opinião que você vai defender, e ela precisa ser apresentada ao seu leitor logo no início, ainda na introdução da sua redação.

Vamos imaginar que o seu tema seja sobre mobilidade urbana, suas questões sociais e ambientais. Sua tese é de que o incentivo a utilização de bicicletas e ciclovias é uma das soluções para o problema.

Ao longo do desenvolvimento você deverá utilizar argumentos que embasem sua afirmação, e façam o leitor acreditar que investir em bicicletas e ciclovias seja uma maneira de diminuir o problema da mobilidade urbana.

Além de serem plausíveis, os argumentos precisam ainda ter coerência e consistência entre si e com o desenrolar da sua linha de raciocínio. Antes de começar a escrever, faça um esquema com as suas ideias e como elas se conectam, defina os elementos que serão trabalhados e em que momento da sua redação.

A montagem do seu texto pode ser resumida em três perguntas:

– Qual é a sua opinião (tese) sobre o assunto?

– Quais justificativas podem fazer com que essa opinião seja considerada verdadeira?

– A qual conclusão você chegou sobre o assunto?

Tipos de argumentação

Como entendemos acima, o objetivo de uma redação dissertativa argumentativa é convencer o leitor que de o seu ponto de vista faz sentido e é coerente, e isso é feito através de argumentos. Descreva com riqueza de detalhes cada um deles. Existem diferentes tipos de argumentação que podem ser utilizados ao longo do seu texto. Vejamos quais são:

– Argumentos de autoridade:

São argumentos que utilizam falas e conhecimentos de especialistas e autoridades no assunto. São as famosas citações, onde utilizamos frases e ideias de outras pessoas para embasarmos nossa opinião.

– Argumentos de consenso:

São os argumentos que não precisam ser comprovados quando utilizados, pois, são consensos nacionais ou globais. Seguindo o exemplo da mobilidade urbana afirmar que o desafio é causado pelo grande aumento de veículos nas ruas e de uma má gestão dos transportes públicos, é um consenso e aceito por todos os brasileiros.

– Comprovação por meio de experiência ou observação:

Esse tipo de argumentação é feito com dados, estatísticas e informações obtidas através de pesquisas, experiências ou observações feitas pela ciência ou órgãos credenciados para tal. Números do IBGE ou estatísticas da Policia Rodoviária Federal são exemplos de dados com fontes confiáveis de experiência ou observação.

– Fundamentação lógica:

A argumentação lógica vem por meio de raciocínio lógico, como as relações de causa e efeito, causa e consequência, entre outros. Por exemplos, ao admitirmos que o tempo em que as pessoas passam dentro de veículos se deslocando entre casa – trabalho – escolas, menos tempo elas tem para fazer coisas que as agradam, descansar com qualidade e se alimentar com qualidade, chegamos à conclusão de que o problema de mobilidade urbana afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Ordem principal: planejamento

A melhor forma de garantir que seu texto dissertativo argumentativo vai dar certo é o planejamento. Antes de começar a escrever, planeje tudo o que você vai dizer. Defina seus argumentos e os apresente de maneira lógica e coesa entre eles. Finalize seu texto com uma conclusão coerente com o que foi apresentado.

No ENEM, a redação precisa apresentar no final uma proposta de intervenção que consiga solucionar de alguma maneira o tema / problema proposto. Pense, logo de início, como a sua tese pode ser colocada em pratica com ações, quem vai executa-las e quais são os resultados esperados.

Por mais que essas dicas sejam muito importantes e possam te ajudar a escrever uma boa redação, se você não souber alguma coisa sobre o texto, fica difícil escrever com propriedade sobre ele e seus argumentos podem soar frágeis. Por isso não se esqueça, adquirir conhecimento sobre temas relevantes da atualidade é uma das formas mais importantes de estudo.

Leia jornais, livros, procure por cursos ou aplicativos que possam te agregar cultura e informações sobre a maior variedade de assuntos e evite ser pego de surpresa em uma redação dissertativa argumentativa sem argumentos interessantes para utilizar.

 

Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/descubra-quais-sao-as-caracteristicas-de-uma-redacao-dissertativa-argumentativa/4106.

Descubra quais são as características de uma redação dissertativa argumentativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?