fbpx

Faltam 60 dias para o ENEM: Como você está se preparando para a redação?

Faltam 60 dias para o ENEM: Como você está se preparando para a redação?

Quando estamos focados o tempo passa muito rápido, não é mesmo? Já estamos na reta final dos estudos para o ENEM, faltam apenas 60 dias para a grande prova. Nesse momento devem ser feitas algumas alterações no plano de estudos, principalmente em relação a redação.

Mas calma, não precisa ficar nervoso. Se você já olhou redações com boas pontuações do ENEM já deve ter percebido que são sempre textos simples, sem palavreado muito rebuscado, de fácil compreensão, mas sempre muito correto e coerentes.

E isso pode ser treinado. É hora de reformular sua rotina de estudos. Reunimos hoje 5 passos para ajudar você nessa reta final.

Preparado? Então continue conosco.

  1. O segredo da redação: Treino

A primeira dica de hoje é também a mais importante delas: Treino. Com certeza você já ouviu falar que tudo na vida é treino. Com a redação não é diferente. Você já vem estudando português e ortografia há alguns meses e agora é a hora de colocar tudo isso em prova e praticar a construção e a escrita de textos.

Treine principalmente criar textos no formato cobrado no ENEM: a dissertação. Uma boa dica é aproveitar seus estudos em outras matérias como biologia, história ou geografia por exemplo. Após estudar qualquer assunto, separe um tema e construa uma dissertação sobre ele. Além de exercitar a redação, ainda vai te ajudar na compreensão do que você acabou de estudar.

Procure também por sites e aplicativos que proponham temas parecidos com os que caem no ENEM. Uma boa dica é o app Hora da Redação. Pratique a redação como um todo, da forma como ela será cobrada: introdução com uma tese, desenvolvimento argumentativo e conclusão com uma proposta de intervenção. É muito mais fácil escrever um bom texto se você já está acostumado a montar redações com a mesma estrutura.

Baixe o Hora da Redação agora mesmo

Android: https://goo.gl/VXtxD1 ou IOS: https://goo.gl/yJtYx8

  1. Reconheça seus erros

Outra forma muito eficaz de aprender é corrigindo e avaliando redações. Caso não tenha professores, presenciais ou a distância que façam essas correções, você pode pedir a algum amigo ou familiar que tope te ajudar e ler o texto de maneira crítica como no ENEM.

Reconheça tudo aquilo que você está acertando e errando nas suas redações. Reescreva-as consertando suas falhas. Isso ajuda a desenvolver autocritica e reconhecer seus pontos fracos e fortes na hora de escrever uma redação. No dia do ENEM esse conhecimento pode ser muito valioso.

Corrigir a redação de amigos é outra forma muito válida de aprender. Ao ler a redação de outras pessoas você consegue pensar com o raciocínio critico que será utilizado no ENEM e entende-los melhor, além de localizar erros que você pode evitar em seus textos.

  1. Construa um repertório

Os temas da redação do ENEM são sempre sociais e atuais. Por esse motivo é muito importanteestar atento ao que está sendo falado no Brasil e no mundo. Acompanhe jornais, revistas e websites de conteúdo. Discuta suas opiniões com amigos e familiares para conseguir um olhar mais amplo sobre vários temas.

Leia sempre, leia tudo o que ver pela frente, trabalhe para ser um expert em conhecimentos gerais. Saber um pouco de tudo pode ser o grande diferencial para uma boa nota na redação do ENEM.

  1. Relembre as competências cobradas na redação

Você sabe que a correção da redação do ENEM não é feita como qualquer outra. Nela são cobradas 5 competências ao longo do texto, entre elas domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação e argumentações bem articuladas.

Com certeza você já leu e já estou sobre elas, mas nesse momento é importante revisar e compreende-las de uma vez por todas. Saber exatamente como a sua redação vai ser corrigida, o que os examinadores do ENEM estarão procurando durante o seu texto é uma ótima forma de se guiar e garantir uma boa nota.

Confira mais sobre as competências e como a redação do ENEM é corrigida no post: Conheça as particularidades da prova de redação do ENEM.

  1. Controle sua ansiedade

Com a proximidade da data do ENEM é natural que a ansiedade comece a aparecer. O medo de não dar tempo de ver todo o conteúdo que ainda falta, a preocupação com a aprovação ou não. Mas não deixe que esse sentimento tome conta de você. Continue com sua rotina de estudos e faça um verdadeiro intensivão, mas não se esqueça de cuidar da sua saúde e também da sua cabeça.

Determine dias e horários livres para relaxar, faça coisas que você gosta para manter a calma e o foco no que realmente importa: estudar bem.

Saiba mais sobre como se preparar psicologicamente para provas importantes

Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/faltam-60-dias-para-o-enem-como-voce-esta-se-preparando-para-a-redacao/4109.

Faltam 60 dias para o ENEM: Como você está se preparando para a redação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?
Powered by