Estamos na reta final para a prova de redação do ENEM, faltam apenas 10 dias! Você com certeza estudou e se preparou muito para esse momento. Mas ainda dá tempo de treinar seu texto e adquirir ainda mais conhecimento para garantir a sonhada nota 1000.
Por isso, o Hora da Redação trouxe essa semana mais 4 temas para você pesquisar, se inspirar e treinar sua dissertação argumentativa.
Vamos lá?
1. A prática do bullying e cyberbullyng nas escolas brasileiras
A palavra Bullying retrata uma situação vivida por muitos dos nossos jovens dentro da escola ou mesmo em casa. São agressões e humilhações intencionais, verbais ou físicas, com a intenção de diminuir o outro feita de forma repetitiva. Esse tipo de agressão costuma acontecer entre adolescente em fase escolar e podem ser feitas por um único individuo ou por um grupo.
Como geralmente acontece dentro das escolas, há alguns anos a responsabilidade das instituições de ensino na prevenção do Bullying vem sendo amplamente discutida.
Com o aumento do acesso à internet, o bullying ganhou mais espaço, dando origem ao cyberbullying, que consiste nas agressões acontecendo também em ambientes online. O segundo tipo inspira ainda mais cuidados por não ter barreiras, as ofensas e humilhações continuam além dos muros da escola.
Com a intenção de evitar esse tipo de comportamento, temos em vigor a lei antibullying, que prevê ações contra esse tipo específico de violência, principalmente no ambiente escolar. Mas a lei ainda esbarra em problemas com a fiscalização e práticas preventivas.
2. As consequências das bolhas sociais no Brasil contemporâneo
Já há alguns anos temos escutado a expressão “bolha social”, usada para definir a experiência cada vez mais segmentada que temos vivido tanto na vida online quanto na vida real. Viver dentro da bolha possui seus lados positivos e negativos.
Apesar de nos limitar, as bolhas sociais não deixam de ser uma espécie de proteção na exposição de ideias em um mundo tão radicalizado a opiniões diferentes, e um lugar onde podemos adquirir ainda mais informações sobre o que já pensamos.
Por outro lado, com a facilidade de excluir das nossas redes sociais quem pensa diferente de nós e termos acesso apenas a grupos fechados de ideias comuns, estamos perdendo a capacidade de conversar, de ouvir outras opiniões e debater sobre elas?
3. O esporte como ferramenta de inclusão social no brasil
Tema muito atual, não existem dúvidas de que programas sociais ligados a práticas de esportes tem sido uma das principais ferramentas de inclusão social no país. Além dos benefícios para a saúde física e mental, proporciona acesso a novos ciclos sociais, promovendo diversão junto com socialização.
Em comunidades mais carentes, principalmente, o esporte ainda exerce a função de evitar que crianças e adolescentes recorram à criminalidade, ao ocuparem seus tempos ociosos e aprenderem fundamentos do esporte como disciplina, respeito as regras e a interação. Todos esses pontos contribuem para a formação do sujeito social.
Mas é preciso enxergar que esses projetos não alcançam a todos os lugares necessários. Ainda são casos isolados as comunidades onde existem a ascensão social, intelectual e pessoal de jovens por consequência dos esportes.
4. Situação atual do índio no brasil
Os indígenas representem hoje 0,47% da população do país e ocupa, apenas 13% do território nacional. A constituição de 1988 garante o direito dos índios no Brasil, mas a situação que vemos atualmente não é bem como dita a lei.
A população indígena enfrenta cotidianamente conflitos agrários, preconceito, insegurança e falta de acesso à educação. Além disso, ainda tem sua cultura e costumes sofrendo influências de externas de todos os lados.
A discriminação étnica, cultural e a negação dos direitos constitucionais do povo indígena vem de longa data, colocando-os em constante luta pela sobrevivência dentro da sociedade brasileira.
Se você perdeu os dois primeiros posts com propostas de temas para praticar, confira aqui e aqui.
Bons estudos!
Content retrieved from: http://horadaredacao.com/blog/noticia/para-treinar-confira-algumas-propostas-de-temas-para-desenvolver-em-seus-estudos/4176.